Singapore Airlines – O que podemos aprender com ela

Administração

Singapore Airlines – O que podemos aprender com ela

Singapore Airlines – O que podemos aprender com ela
Fabio San Martin é Diretor da San Martin Inteligência Organizacional. É consultor há 24 anos, além de mentor, palestrante e instrutor de treinamentos relacionados a liderança, atendimento e vendas.

Em 2015 um fato da aviação me chamou a atenção positivamente: A Delta Airlines bateu recorde de resultado de toda a sua história e resolveu premiar seus funcionários, dividindo entre eles mais de um bilhão de dólares. Impressionante não???

 

Oito anos depois, a Singapore Airlines – diga-se uma das melhores companhias aéreas da atualidade – tomou a decisão de premiar seus funcionários com um bônus de oito salários, após alcançar recorde nos seus resultados.

 

Você pode estar pensando “mas eles são grandes e tem muito dinheiro”. É verdade, são empresas grandes, que lucram alto, mas nem sempre foi assim. Elas também foram pequenas. Você já parou pra pensar o que faz uma empresa conquistar lucro de forma saudável e consistente?

 

Se você parar para analisar essas empresas, você verá que elas possuem algo em comum: Possuem ótimos profissionais. Mas Fábio, isso não é novidade... elas têm um faturamento alto e podem contratar os melhores. Verdade! Mas, o que deu a elas a condição de crescer e de reter profissionais tão bons?

 

É nesse momento que entra a mágica!!! Eles se aperfeiçoaram em reter os bons. E com os bons, os grandes resultados acontecem. Como já dizia Jim Collins

– um dos maiores consultores e autor do best seller Empresas feitas pra Vencer

primeiro pessoas, todo o resto depois. Pois é, quando o objetivo é ser excelente, as pessoas certas nos lugares certos faz total diferença.

 

 

Além disso, proporcionar condições, propósito e reconhecimento são fatores indispensáveis para possuir o grande time.

 

 

 

 

Vejo muitas empresas sem essas três condições brigando para reter os bons. Mas na hora que acontece o bom resultado, o empresário líder compra sua viagem para a Europa, porque ele foi merecedor. Brinda com uma excelente champagne e sente o sabor da vitória. Ele está certo... comemorar as conquistas faz parte. O problema é que ele limita os ganhos e as comemorações apenas a ele e os seus familiares. Esquece dos funcionários, daqueles que junto com ele proporcionaram o resultado acima da curva. E falo de todos... ASGs, auxiliares, assistentes, etc.

 

E quando não isso acontece, ele joga um balde de água gelada no clima da Empresa. Isso gera desmotivação e faz os funcionários perderem o tesão pelo projeto, pelo seu trabalho ali. Não falo que todos devem viajar para a Europa; Falo em receber um reconhecimento justo e compatível com seu cargo, função ou relevância no resultado. É preciso quebrar a crença que todos são ingênuos e não entendem as coisas. Eles podem até silenciar, sorrir na comemoração do aniversariante do mês; No entanto, passam a olhar para fora da Empresa como perspectiva futura de trabalho.

 

A verdade é que estamos vivendo novos tempos, onde valorizar as pessoas e reconhecer que eles também devem acessar os ganhos é imprescindível para manter os bons e fazê-los desejar mais resultados bons. É o que chamo de criar uma cultura de automotivação e autoliderança, fazendo que todos por vontade própria façam o seu melhor porque querem fazer.

 

Pense na distribuição de resultados como uma cota de Marketing, só que focado no cliente interno. A Delta Airlines e a Singapore Airlines reconhecem seus funcionários como protagonistas, entregam o prêmio e adivinha o que acontece depois? Imagine você recebendo 8 prolabores de prêmio... como você se sentiria?

 

Entendeu?

 

 

 

Então, que tal fazer um benchmarking desses casos e construir uma cultura forte de valorização baseada em resultados?

 

 

De duas, uma... ou você patrocina a mudança ou vai fazer parte da grande massa de líderes e empresários que são especialistas em perder grandes talentos e dizer que as pessoas não prestam. Qual a sua escolha???

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