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San Martin - Inteligência Organizacional

Em todos os anos, geralmente entre outubro e janeiro, muitas Empresas procuram as consultorias para realizarem seus planejamentos. A ideia sempre é avaliar os resultados do ano presente e planejar anos futuros. E, geralmente esse planejamento acontece para um intervalo entre um e cinco anos, dependendo do segmento e das condições externas (sociais, econômicas, politicas e de saúde).

 

No entanto, em 2020, com a surgimento da Pandemia da COVID-19 o processo se tornou mais complexo. Geralmente na crise, é mais difícil você planejar o médio e longo prazo, porque a crise – independente de qual seja – limita a capacidade de prever o futuro e, consequentemente torna essa previsão mais propensa a erros e equívocos.

 

Lembro que entre janeiro e março de 2020 estávamos realizando trabalhos de planejamento estratégico para algumas Empresas. Lembro também que algumas dessas organizações já estavam executando seus planos de ações. Como a Pandemia tornou o mercado muito volátil praticamente em todos os segmentos, todas as Empresas tiveram que revisar seus planejamentos e se adequar a nova realidade de mercado. Algumas dessas inclusive, tiveram que interromper suas atividades, tamanho o impacto da Pandemia em suas atividades.

 

O que estou querendo dizer com essa reflexão: É que, em tempos de crise, uma boa estratégia é evitar planejar para o médio e longo prazo. O ideal é encurtar a visão para o Fabio San Martin Especialista em Liderança e Gestão curto prazo, mas com os olhos no longo prazo. Isso que dizer, definir objetivos e metas para o agora, sem perder o destino (ou visão) no esquecimento.

 

E pra exemplificar, gosto de fazer uma analogia com a aviação. Sempre que um avião decola, ele tem ali um destino definido e todas as métricas que serão utilizadas para concluir o voo, inclusive tendo como parâmetro os dados externos (clima, temperatura, previsão do tempo, correntes de ar, etc). Esses dados sempre mudam de acordo com o dia e a hora do voo. Em alguns casos, é preciso realizar mudanças na rota, alterando o caminho planejado. No entanto, após as mudanças, o avião refaz os ajustes, a fim de alcançar o destino definido antes da decolagem. Em tempos de crise, esses ajustes são necessários para a Empresa alcançar o destino. Os ajustem devem acontecer sempre que o planejamento perder a conexão com o destino.

 

A grande sacada do planejamento é dar a Empresa uma boa condição de ação, independentemente do cenário. Em cenários e segmentos de pouca previsibilidade, o ideal e encurtar os planos de ação, para que a resposta esteja sempre em conexão o momento presente. Já em cenários menos voláteis e mais previsíveis, o planejamento pode ser realizado para um tempo maior.

 

Existem muitas ferramentas e metodologias eficientes, que poderão ajudar na construção e no acompanhamento do Planejamento. Na nossa consultoria, nos especializamos em elaborar planejamento utilizando a metodologia OKR (Objective & Keys Results), que consegue dar uma resposta muito eficiente para cenários voláteis e complexos. A grande sacada dessa metodologia é poder definir um plano global (geralmente de 01 ano ou 06 meses) e desmembrar em trimestres, permitindo uma adequação maior as mudanças e sazonalidade do segmento em que a Empresa atua.

 

No mercado existem algumas ferramentas que auxiliam na elaboração e gestão do planejamento, como a Qulture Rocks, Feedz, Monday e IOKR por exemplo. O mais importante é tornar acompanhamento muito mais eficiente, facilitando assim medir, acompanhar e mensurar os resultados do planejamento.

 

 

Fabio San Martin é Diretor da San Martin Inteligência Organizacional. É consultor, mentor, palestrante e instrutor de treinamentos relacionados a liderança, atendimento e vendas. Também é Professor de Empreendedorismo do Colégio Porto.

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