Blog

Notícias recentes



Corona Vírus e o seu real impacto no mundo e no Brasil

Publicado em 10 de março, 2020

Corona vírus se alastra pelo mundo e a guerra de preços do Petróleo entre Rússia e Arábia Saudita agrava a tensão global e amplia a crise econômica mundial. 

Sem dúvida, a globalização foi uma das maiores transformações socioeconômicas das últimas décadas. A possibilidade de diminuir a distância entre os países proporcionou muitas mudanças. Porém nem todas positivas. Com a facilidade de interação intensa entre países e continentes, o efeito Corona Vírus mostra como estamos frágeis às epidemias e crises. No caso do Corona Vírus, que era pra ser uma epidemia local, de uma região da China, hoje é global e tão poderosa que derruba as bolsas de valores das maiores nações, fecha fronteiras e mata muitas pessoas.
Agora, soma-se a crise do Corona vírus a guerra entre Rússia e Arábia Saudita pelo preço do petróleo e aí temos uma mistura poderosa para deixar o mundo inteiro de cabeça pra baixo.
Esse ano já começou com uma grande turbulência na economia como não se via a bastante tempo, derrubando as bolsas de valores dos EUA, Asia e Europa…além do Brasil, é claro. A Bovespa teve no dia 09 de março uma perda de 12%, fato que não acontecia desde 1998. Isso sem falar do preço do Petróleo, cujo o valor do Barril chegou a valer apenas 30 Dólares. A Petrobras teve uma perda de quase 30% nesse mesmo dia. O Dólar bateu recorde, chegando ao valor de R$ 4,72.
Empresas de tecnologia em todo o mundo começam a sofrer com a falta de peças, tendo como símbolo maior a Apple, que anunciou há algumas semanas queda na sua produção de Iphones, o que fez suas ações despencarem. Empresas automobilísticas planejam férias coletivas para seus funcionários. Universidades mudam sua rotina, com aulas on line e nos países com casos confirmados, a recomendação é evitar sair de casa.
Empresas do segmento de turismo começam a colher prejuízos milionários, com o cancelamento de viagens, sendo incentivada inclusive pelos representantes públicos de cidades e regiões turísticas.
Eventos esportivos de grande projeção como o torneio de Tênis Indian Whells nos EUA cancelados. Partidas do campeonato italiano sendo disputadas sem público. O Clássico de Milão, entre Juventus e Inter acontece de portões fechados. Isso provavelmente será a realidade de outros campeonatos em diversos países. Jogos olímpicos do Japão altamente ameaçado de não acontecer.
E em países como a Itália, cidades e regiões em quarentena, colocando mais de 16 milhões de pessoas isoladas.
Até o Papa Francisco mudou sua rotina, pregando pela internet, para evitar o aglomerado de fieis e peregrinos no Vaticano.
Enquanto a China registra a diminuição de infectados, no resto do mundo acontece exatamente o contrário, com o aumento de casos e óbitos em todos os continentes, inclusive aqui no Brasil.
Com isso, a projeção de crescimento de nosso país - que era de 2,4% em 2020, antes do Corona Vírus -, despenca para menos de 2,0%. Aquela perspectiva de um ano melhor vai se desfazendo rapidamente, já deixando em alerta os economistas, que começam a projetar um ano de recessão. Não obstante, a demora de aprovar reformar importantes, como a tributária e a administrativa.
Ou seja, sabe aquele planejamento que sua empresa fez em 2019 para o ano de 2020, pois é, não serve mais. Agora é planejar como crescer em um cenário muito mais incerto, desafiador e turbulento. Porque, ao que parece, esse será o cenário mais habitual em 2020.
E tudo isso me faz lembrar uma frase de Tom Peters, guru da inovação que assim falou “Hoje em dia gostar de mudança, de tumulto e até de caos é um pré-requisito para a sobrevivência, para não falar do sucesso” Pois é amigos, agora é se preparar para os próximos capítulos, rever estratégias e ações, e fortalecer o poder de atendimento do time, para aproveitar o momento de turbulência, para crescer, porque certamente muitas empresas ficaram em “banho maria” esperando essa crise acabar.
Como já dizia Jorge Paulo Lehman: “vai se dar bem quem persistir”
E você, vai ficar parado ou se mexer?


Fabio San Martin é Sócio Diretor da San Martin & Niklas Desenvolvimento Humano e da NOV4 Gestão Empresarial. É consultor, mentor, palestrante e instrutor de treinamentos relacionados a liderança, atendimento e vendas. Também é sócio da All BPO Financeiro.

 Fabio San Martin é Sócio Diretor da San Martin & Niklas Desenvolvimento Humano e da NOV4 Gestão Empresarial. É consultor, mentor, palestrante e instrutor de treinamentos relacionados a liderança, atendimento e vendas. Também é sócio da All BPO Financeiro.


fale conosco



Quer saber mais sobre nossos serviços? Preencha o formulário abaixo ou entre em contato direto conosco para obter informações detalhadas.

  • Fabio San Martin

    Sócio-Diretor

    Telefone: +55 (84) 99925-3746

    E-mail: diretoria@fabiosanmartin.com.br

    Linkedin: visualizar perfil

  • Jodibel Niklas

    Sócio-Diretor

    Telefone: +55 (84) 99995-8027

    E-mail: diretoria@jodibelniklas.com.br

    Linkedin: visualizar perfil