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Estou cansado de resolver problemas

Publicado em 02 de setembro, 2020

É muito comum ouvirmos essa frase de líderes, gestores e empresários; reclamações por serem envolvidos em conflitos entre colaboradores, gestores com colaboradores, colaboradores com clientes, colaboradores com fornecedores... Muitos se auto intitulam verdadeiros “bombeiros” por passar o dia “apagando incêndios”!

Em meio a esse desabafo, percebe-se um grande sentimento de frustração e impaciência; onde tal reclamação acaba transformada em uma má avaliação sobre a equipe, por exigir a atuação do líder na resolução de conflitos.

Imaginemos então um cenário onde nenhum colaborador ou líder da empresa lhe procura com “problemas” para serem resolvidos; como você classificaria essa ausência de conflito? Por trás desta desejada paz, pode estar escondida uma grande armadilha!

Geralmente associamos conflito a algo negativo, porém os conflitos são naturais em ambiente formado por pessoas diferentes; pois possuem pensamentos diferentes, conhecimentos diferentes, experiências diferentes, habilidades diferentes, comportamentos diferentes...

Por vezes, líderes acabam buscando contratar e se cercar de pessoas semelhantes, para evitar essa divergência de pensamentos e comportamentos; contudo, a baixa diversidade em uma equipe prejudica a criatividade e habilidade de soluções de problemas. Portanto, na intenção de reduzir problemas, o líder pode estar reduzindo capacidade de resolver os problemas da organização.

A partir do momento que encaramos os conflitos como oportunidades de crescimento, e entendemos que uma das grandes responsabilidades de um líder consiste em fomentar a excelência da equipe e da empresa; passamos a enxergar o lado positivo e construtivo dos conflitos no ambiente organizacional.

Diante de um conflito, espera-se que o líder seja parte da solução; e não do problema. Portanto, quando alguém lhe convidar para ajudar a resolver algo, alegre-se por poder contribuir, aprender no processo e ajudar seu time a se desenvolver.

Quando as pessoas percebem que não queremos ser incomodados com problemas, por reagir negativamente quando somos demandados a colaborar, passam a evitar nos incomodar. Contudo, o problema então irá continuar existindo e provavelmente causando prejuízos reais, simplesmente por evitarmos conflitos.

Da mesma forma, se quando formos envolvidos em conflitos, ao invés de colaborar com os demais envolvidos na busca por uma solução, buscamos culpados, realizamos críticas e avaliações negativas sobre os demais; sempre que possível seremos excluídos do diálogo e da convivência durante estes momentos críticos.

Por outro lado, continuar sendo convocado a resolver os mesmos problemas envolvendo as mesmas pessoas pode realmente ser exaustivo e frustrante.

Mais uma vez o papel do líder se torna fundamental! Reflita um pouco e responda: Quando está auxiliando a resolução de conflito geralmente você estimula os demais a pensar e sugerir alternativas ou assume a responsabilidade sozinho e centraliza a decisão de qual solução deverá ser implantada?


Diversos líderes reclamam da baixa capacidade da equipe para resolver problemas, mas tal comportamento só existe em função do comportamento do líder ao centralizar as decisões e dar respostas; ao invés de fazer perguntas, promover o diálogo positivo e construtivo entre as partes e mediar a construção da melhor solução possível.

Antes de reclamar da capacidade da equipe em lidar com os conflitos do dia-a-dia, olhe-se no espelho e reflita como você geralmente se comporta durante a solução de conflitos. Se o comportamento da equipe é reflexo do comportamento do líder, a forma mais produtiva de mudar a forma da equipe lidar com conflitos é mudando a sua abordagem diante dos problemas.

Jodibel Niklas é Engenheiro de Produção Msc, consultor, executive coach e diretor da San Martin & Niklas Desenvolvimento Humano e da NOV4 Gestão Empresarial. Também é sócio da All BPO Financeiro.


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